quinta-feira, 2 de junho de 2011

Resenha Crítica do filme "O Cisne Negro"


                O filme “Cisne Negro” (Black Swan), lançado em 2011 pela Fox Filmes e dirigida por Darren Aronofsky, é um drama/suspense, com o tema Ballet, estrelado por Natalie Portman e Mila Kunis.

               O filme mostra os esforços de uma jovem bailarina chamada Nina (Portman) que se encontra em um mundo de competições ao ser selecionada para o papel principal de uma das peças mais famosas existentes, o “Lago dos Cisnes”. Nina deve encenar tanto o Cisne Branco, que representa o amor, a ingenuidade e a doçura, quanto o Cisne Negro, que representa  a imponência, a crueldade e a sensualidade. Porém Nina tem uma personalidade que a assemelha com o Cisne Branco, e por isso tem grande dificuldade para encenar o Cisne Negro. Nessa busca, Nina submete-se a uma cobrança exagerada em busca pela perfeição e isso lhe causa distúrbios em sua vida.
            Aronofsky abordou algumas cenas com efeitos especiais e fictícios para retratar a dimensão do conflito mental vivenciado pela personagem Nina. Ela procura desesperadamente submeter sua personalidade “boa” por uma “má” para enfim encenar com perfeição o Cisne Negro. No fim, como conseqüência de toda essa confusão mental, Nina se fere sem perceber para substituir sua personalidade de Cisne Branco pela de Cisne Negro e conseguir enfim alcançar seu objetivo na encenação dos dois papéis. Mesmo após perceber o que havia feito, Nina sente-se realizada e perfeita.
            O filme é realmente envolvente. A forma como ele relaciona a arte do Ballet com a influência psicológica na vida da personagem Nina é nítida e interessante. Após refletir de forma minuciosa sobre algumas ideias e momentos do filme, é possível alcançar conclusões ainda mais curiosas relacionados ao contexto amplo do filme. E um dos maiores destaques é que para muitas pessoas, sua própria personalidade ou jeito de agir atrapalha seu próprio caminho na busca por uma realização pessoal. “A única coisa que fica no seu caminho é você. É hora de esquecer você!”, como disse o professor e coreógrafo de Nina, Thomas, em determinado momento do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário